segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A IMPORTANCIA DO RÁDIO NA ESCOLA

A história do rádio no Brasil está associada a história erudita, portanto popular e, nos remete a compreensão de que ele foi um dos primeiros meios de comunicação a ser utilizado e, que até hoje permanece influenciando a vida de milhões de pessoas.Esse veículo de comunicação é uma difusão radiofônica de informações sonoras, através das ondas eletromagnéticas com diversas freqüências, por isso, chega com facilidade ao povo.
No surgimento do rádio no Brasil em 1922, vivia-se um outro contexto social totalmente diferente da realidade atual. Na época não havia tantas opções de recursos a serem utilizados/ ouvidos e, portanto, a procura era permanente, já que era um meio de atingir a população como forma alternativa e de resgate da cidadania..
Hoje mesmo com tantos recursos tecnológicos existentes o rádio continua sendo uma ferramenta de comunicação muito usada principalmente pela população ribeirinha e interiorana de todo o Brasil. A informação chega mais rápido e fácil a eles.
É importante lembrar que naquela época existia a rádio novela que, era um programa muito ouvido por todos, infelizmente com as novas tecnologias esse programa perdeu sua utilidade, porém, vale ressaltar que é uma importante atividade a ser utilizada em sala de aula com os alunos, pois possibilita a criatividade e o desenvolvimento de idéias, assim com, vivenciar um pouco da história real do rádio.
Percebe-se que as poucas escolas que já dispõe de uma rádio interna realiza um trabalho de comunicação mais pratica já que ele oportuniza a realização da prática oral entre os alunos, assim como oportuniza a criatividade de forma mais significativa. São recursos dessa natureza que as escolas precisam também inserir no seu contexto escolar facilitando assim, o processo ensino aprendizagem.
Clarice Costa

Um comentário:

  1. Oi Clarice tudo bem? Blog acessado direto do link enviado pelo e-mail.Parabéns!!!! Rangel.

    ResponderExcluir